Implantodontia – Reabilitação Oral

É a especialidade odontológica que tem como o objetivo a reabilitação oral por meio de implantes dentários que se anexam na mandíbula ou maxila e servirão de suporte para as próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais.

 

Sobre os implantes

 

Implantes dentários

Implantes dentários são pequenos parafusos de titânio fixados nos ossos maxilares para sustentarem as próteses dentárias. Foram idealizados na Suécia, pelo médico ortopedista Prof. Bränemark há mais de 45 anos.

Inicialmente, o Prof. Bränemark usou 05 ou 06 implantes instalados na mandíbula (arcada inferior) para segurar uma prótese com 10 dentes e isto funcionou tão bem que os resultados chamaram a atenção de toda comunidade médica. Com o passar dos anos e o avanço dos estudos em todo o mundo, foram sendo criadas inovações e novas tecnologias e hoje podemos usar os implantes em quase todas as situações onde se queira repor dentes ausentes.

O tratamento com implantes dentários deve ser muito bem planejado e todas as situações específicas em cada caso devem ser avaliadas individualmente: quantidade disponível e densidade dos ossos maxilares, condições gengivais, posição e situação dos dentes presentes, além de hábitos como o fumo, ranger de dentes e higiene bucal são apenas alguns dos pontos importantes a serem avaliados.

Na maioria dos casos, após a cirurgia de instalação dos implantes (que é feita no consultório dentário com anestesia local) espera-se um período de aproximadamente 04 meses para a sua cicatrização e só depois então, são realizadas as moldagens para serem confeccionadas e fixadas às próteses dentárias. Atualmente, em algumas situações específicas podemos instalar os implantes e colocar as próteses no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Tudo isso representa um grande avanço e uma possibilidade de repor os dentes perdidos, o que deixa as pessoas muito entusiasmadas e satisfeitas.

 

Sobre a prótese dentária

Prótese Sobre Implante

A substituição dos dentes ausentes ou extraídos, normalmente, é recomendada com o objetivo de devolver o correto funcionamento dos maxilares, além de colaborar para a melhora da estética, fonética e autoestima das pessoas. A prótese dentária é a especialidade da odontologia que cuida da reposição artificial destes dentes. Podemos substituir os dentes perdidos com vários tipos de próteses:

Prótese removível total: esta prótese é chamada comumente de “dentadura”. É indicada para as pessoas que não tem mais seus dentes naturais. São utilizados em sua confecção, dentes artificiais pré-fabricados. Apenas como informação, o Brasil tem cerca de 26 milhões de pessoas completamente desdentadas (14,4% da população brasileira – fonte OMS) e ainda hoje são confeccionadas muitas próteses totais!

Prótese removível parcial: este tipo de prótese pode ser indicado para pessoas que perderam apenas alguns dentes. Ela utiliza dentes artificiais pré-fabricados que são retidos ou “fixados” aos dentes naturais por meio de grampos metálicos. Ela deve ser retirada da boca pelos seus usuários para que seja feita a sua limpeza e dos dentes naturais. Foi chamada há algum tempo atrás de prótese tipo Roth.

Prótese fixa parcial: assim como nas próteses descritas anteriormente, estas próteses são indicadas para pessoas que perderam apenas alguns dentes, mas aqui, os dentes artificiais são fixados aos próprios dentes naturais e não podem ser retirados da boca pela pessoa. São realizados desgastes nos dentes naturais onde a prótese se “encaixa” e aí, ela é fixada com a ajuda de cimentos especiais. Neste tipo de prótese, os dentes artificiais são confeccionados individualmente num trabalho artesanal realizado com muita técnica, perícia e senso artístico.

 

Cada tipo de prótese tem suas vantagens, desvantagens e deve ser indicada respeitando-se diversos fatores que são avaliados pelo dentista.

A odontologia vem buscando e aperfeiçoando técnicas e materiais que tentam se aproximar cada vez mais da forma, textura, cor e propriedades dos dentes naturais, para devolver às pessoas a alegria de mastigar novamente e sorrir sem constrangimentos. Nós da HAPPINESS ODONTOLOGIA estamos comprometidos a te apresentar estas novidades.

 

 

“Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão.”
Arnaldo Alvaro Padovani