Prevenção odontológica: doenças que podem ser evitadas

Você sabia que a Prevenção Odontológica, além de prevenir diversos problemas nos dentes, os cuidados na higiene bucal também ajudam a evitar o aparecimento de doenças mais graves?

Todas as funções do nosso corpo estão interligadas e a saúde do nosso corpo começa pela boca. Deixar a higiene bucal de lado pode acarretar ao acumulo de placa bacteriana, levando a problemas de saúde graves. Por isso, é necessário sempre manter uma higienização correta e visitar o dentista regularmente.

Conheça as principais doenças que podem ser prevenidas quando cuidamos corretamente da nossa saúde bucal!

1. Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é o acúmulo constante de uma placa viscosa e incolor de bactérias que se acumula na superfície e entre os dentes e que causa uma inflamação na gengiva.

Ela pode ser evitada com uma escovação adequada, realizada todos os dias, pelo menos 3x ao dia e o uso de fio dental.

Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.

Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes ou até a perda deles.

2. Periodontite

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto.

É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave e pode levar à perda permanente de dentes, se não tratada corretamente. Os seus sintomas são: sensibilidade, sangramento na gengiva e mau hálito. Além uma mudança radical nos hábitos de higiene bucal, o paciente deve  realizar uma raspagem supra e subgengival feita pelo dentista. Essa é a única forma de remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental) da superfície dos dentes, e assim não evoluir para uma Periodontite avançada, onde o tratamento, muitas vezes pode ter um prognóstico não preciso e cirurgias periodontais podem ser necessárias.

3. Cáries

As cáries aparecem através do acúmulo de bactérias na superfície e entres os dentes, causadas pela má escovação.  Essas placas bacterianas são responsáveis pela produção de ácidos que afetam a estrutura dos dentes formando cavidades. As cavidades não tratadas podem causar dor de dente, infecção e perda de dentes.

O tratamento consiste na remoção mecânica da carie dentro da cavidade e se for detectada em estágio inicial, o preenchimento da cavidade com resina composta é o suficiente para solucionar o problema. Em casos mais graves, os tratamentos incluem coroas, pode ser necessário tratamento de canal ou remoção do dente.

4. Mau hálito

O mau hálito ou halitose é causado por diversos motivos, sendo eles: a ingestão de determinados alimentos e má hidratação, mas na maior parte das vezes, o transtorno vem da cavidade bucal mesmo. A higiene bucal inadequada é um agravante para o problema, pois permite que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva. Outros problemas que afetam a gengiva e os dentes, caso da periodontite, cáries e problemas de canal também são causas de halitose.

Esse problema não traz riscos a saúde, mas pode servir de sinal para mostrar que está ocorrendo algum problema de saúde em sua boca ou em seu organismo, além de atrapalhar a autoestima.

5. Diabetes

A presença de problemas bucais pode agravar os sintomas do diabetes. Pesquisas mostram que os portadores da diabetes apresentam uma maior prevalência de doenças periodontais, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e doença renal.

Por isso, os portadores de de diabetes, além de sempre ficarem atentos ao controle da doença, ou seja, controlar o nível de glicose no sangue, também precisam reforçar os cuidados com os dentes e com a boca e realizar check-ups dentários minuciosos à cada 4 meses.

6. Endocardite bacteriana

A falta de cuidados com a saúde bucal levam ao acúmulo de bactérias, bactérias essas, que podem cair na corrente sanguínea durante um procedimento cirúrgico ou a partir da ferida da gengivite ou periodontite, chegando ao coração e se instalar nas válvulas ou tecidos  e causando danos ao revestimento interno do coração, correndo riscos de levar à doenças cardíacas.

7. Pneumonia

O descuido com a higiene bucal pode agravar um quadro de pneumonia, nesses pacientes, que já estão gravemente doentes. pois as bactérias presentes na mucosa bucal podem se alojar no pulmão. 

Manter a saúde bucal em dia e cuidados de higiene oral para evitar o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes podem ajudar a reduzir o risco de complicações nesses pacientes.