Você já ouviu falar de Cárie de Mamadeira? O que é e como tratar a cárie precoce da infância?

Você já ouviu falar de Cárie de Mamadeira? O que é e como tratar a cárie precoce da infância?

Também conhecida como cárie na infância, a cárie em bebês constitui um grave problema. Ela acomete os dentinhos de leite e está relacionada à ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, especialmente durante a noite.

É isso mesmo!

A doença cárie é um dos problemas dentários mais comuns em todo o planeta e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Mesmo não tendo uma dieta tão variada como à dos adultos, infelizmente, os seus pequenos não estão livres disso.

Mas, vamos lá! O que é exatamente a cárie de mamadeira? Quais são suas causas? É possível preveni-la? Como é feito o tratamento?

Pensando em ajudar a sanar essas dúvidas, preparei este artigo com diversas informações sobre o tema e um vídeo com meu filho, Pedro, que atualmente está com 1 ano e meio. Confira!

 

Qual a causa da doença Cárie na Infância?

Uma das principais causas é deixar o seu bebê dormir com a mamadeira ou dormir sem higienizar a boquinha após a mamadeira. Você sabia que até mesmo o leite materno e as fórmulas infantis ou compostos lácteos contém açúcar? Então, quando seu bebê está dormindo, os riscos se intensificam devido à queda na produção de saliva, a acidez aumenta e esses líquidos que contêm açúcares permanecem em volta dos dentes causando cárie.

Outra causa podem ser a ingestão de líquidos açucarados durante todo o dia. Esses açúcares entram em contato prolongado com os dentes, gengivas e língua do bebê; as bactérias por sua vez entram em ação e produzem ácidos e outras substâncias que corroem gradativamente o esmalte dos dentes, danificando sua superfície e abrindo caminho para áreas mais internas.

A cárie em bebês apresenta riscos? Quais são os efeitos da Cárie na infância?

Acreditar que a cárie em bebês é inofensiva é um erro muito comum, pois a maioria das pessoas acreditam que os danos causados aos dentes de leite não apresentam grandes riscos, já que eles serão trocados pela dentição fixa da criança. Mas na prática, as coisas são muito diferentes.

Os dentes de leite podem até ser temporários, mas sua deterioração pode trazer prejuízos que duram a vida toda. Além de serem necessários para a criança, sendo usados em atividades como a fala e a mastigação, os dentes de leite servem como base para a dentição definitiva. A infecção causada pelas cáries, pode causar dor e desconforto. Se não tratadas adequadamente, podem evoluir para um quadro inflamatório mais sério.

Já ví muitas crianças com cáries, que param de comer, por que dói para mastigar e/ou engolir água. Também já ví crianças que tem problemas de baixa auto-estima por que tem um “pretinho” no dentinho da frente ou não tem dente na frente e simplesmente param de sorrir…

Quais são os principais sintomas?

O sintoma da cárie de mamadeira mais comum é visto em forma de manchas ou sinais de danos nos dentes da frente, área mais acometida pela cárie de mamadeira, mas os dentes de trás também podem ser atingidos.

Muitas vezes, essa situação pode evoluir para estágios mais graves sem que se note sua ocorrência. No entanto, outras vezes, o bebê pode apresentar desconforto ou dor, tendo ou não a falta de apetite ou inquietação. Muitas vezes pode surgir também mau hálito, vermelhidão e inchaço nas gengivas.

Como você pode Evitar Cárie na infância? 

Em primeiro lugar, é bom ressaltar a importância das consultas regulares com um odontopediatra, pois o acompanhamento durante essa fase precisa ser constante para prevenir problemas mais sérios ou diagnosticá-los o quanto antes. Além disso, as consultas regulares com um dentista auxiliam a familiarização dos pequenos com o ambiente do consultório e evita experiências traumáticas, facilitando a realização de procedimentos quando necessários. 

Outras medidas importantes para a prevenção desse problema são: 

. Após a última refeição ou a mamadeira noturna, limpe a gengiva e os dentes da sua criança com um pequeno pano úmido e macio, com um pedaço de gaze, ou com uma escova para bebês. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes com pasta de dentes própria para a idade.

. Criar o hábito de colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira. Tente deixar sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de “segurança” para a cama. Cante ou toque uma música tranqüila baixinho. Segure ou balance sua criança. Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar. Leia ou conte uma história para a sua criança.

Como é feito o tratamento?

O tratamento dependerá de uma série de fatores, como a idade da criança e o estágio em que se encontram as cáries.

Em casos iniciais e mais brandos, nem é preciso usar o “motorzinho”, utilizamos uma resina infiltrante que consegue devolver a integridade dos dentes afetados.

Em casos um pouco mais avançados, restaurações em resina composta também podem ser feitas. Já em casos mais severos, para evitar a perda dentária, é essencial buscar auxílio odontológico assim que os sintomas surgirem.

O que fazer para evitar a cárie de mamadeira?

Já deu para perceber que a cárie de mamadeira não é brincadeira, não é mesmo? Não podemos descuidar da saúde bucal infantil. E prevenir esse problema é a melhor maneira de manter os pequenos sempre felizes e saudáveis. Para isso, o acompanhamento de um dentista de confiança é indispensável durante todas as fases da vida! Além de higienizar a boquinha do bebe ou escovar os sentes regularmente, principalmente antes de dormir.

Veja abaixo um vídeo que eu gravei em casa com a nossa rotina de escovação de dentes após a mamadeira do nosso filho, Pedro, de 1 ano e meio.

 

 

Quer saber mais sobre esse assunto e garantir os melhores cuidados para seus filhos? Mande suas perguntas abaixo ou entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na Bio)

A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você!