Implantes Dentários: Saiba como funciona

Os implantes dentários foram desenvolvidos para substituir um ou mais dentes que foram perdidos por conta de algum descuido ou acidente. Eles são compostos de titânio e possuem uma superfície tratada, que após serem colocados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva, funcionam como substitutos das raízes dentarias. O titânio um APAGAR metal que é totalmente biocompatível com o corpo humano, ou seja, os implantes de titânio são totalmente compatíveis com os ossos bucais e não promovem rejeição imunológica.

Por sobre essas estruturas, um trabalho protético é planejado e desenvolvido. Assim o dentista consegue encaixar dentes substitutos de cerâmica sobre eles, devolvendo as funções estética e mastigatória, com isso, novamente a vontade de sorrir das pessoas.

Implantes Dentários - Dentista Brooklin
Implantes Dentários – Dentista Brooklin

Quais são as vantagens dos Implantes Dentários?

Não são todas as pessoas que conseguem se dar bem com próteses removíveis e dentaduras, pois, acabam sendo desconfortáveis e não conseguem se adaptar a elas.

Os implantes acabam sendo uma ótima opção, pois, dá mais segurança para esses pacientes. Já que é possível fixar uma prótese total com todos os dentes de um arco sobre implantes.

Esse procedimento se chama protocolo Branemark, onde, com 5 implantes, é possível tornar uma prótese total, com todos os dentes de um arco, fixa! Além disso, elimina o incomodo do plástico da dentadura no “céu da boca”, devolvendo uma mastigação adequada e o sabor dos alimentos.

Outra vantagem está relacionada aos casos onde houve perda unitária ou intercalada de dentes. Para esses casos, não é necessário desgastar nenhum dente natural para poder substituir o dente perdido, como acaba sendo feito em pontes fixas convencionais. Basta inserir o implante nas regiões da ausência dentária e prosseguir com o planejamento protético.

Em ambas as situações, é possível entregar próteses fixas sobre implantes com um apelo estético muito mais natural, e resolvendo a questão funcional de forma muito mais confortável, duradoura e conservadora às estruturas bucais remanescentes.

Como é realizado o procedimento do implante?

Muitas pessoas ficam preocupadas com a dor que irão sentir na hora de colocar um implante, mas não precisa se preocupar nem um pouco, pois não dói!

Durante todo o processo o paciente não sente nenhuma dor, podendo ficar tranquilo.

Com todo o avanço tecnológico no ramo da odontologia, isso se tornou um grande tabu.

Nos dias seguintes pode ser que ocorram alguns desconfortos por conta de toda a manipulação nos tecidos, mas que podem ser controlados com analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo com laserterapia.

Existe mesmo a rejeição dos implantes?

Mais um mito criado!

No passado, existiam outros materiais que não eram feitos de titânio. Por isso, existia muita rejeição do organismo, mas hoje em dia, como já foi mencionado, os implantes são feitos de titânio, material totalmente biocompatível com o corpo humano, fazendo com que a inserção dos implantes sejam um sucesso, e dentro de pouco tempo ocorra a osseointegração, ou seja os implantes finalmente estarão bem “grudados” ao osso e cumprirão sua função.

O que pode acontecer é alguma falha durante a cirurgia que faça com que ocorra uma contaminação ou infecção. Por isto é muito importante atentar-se na escolha da Clínica e do profissional que seja especialista que irá tomar cuidado de todo o procedimento.

Como o pós operatório é muito tranquilo, tranquilo mesmo!!!

Outra questão importante é seguir todas as orientações de pós operatório que o cirurgião dentista recomendar, como repouso, alimentação adequada e medicação. Sendo assim, a recuperação será o mais rápida e confortável possível.

E se a pessoa não possui osso suficiente?

Às vezes, quando o paciente perdeu os dentes há muito tempo, o osso pode diminuir de tamanho e volume, mas mesmo que não haja osso suficiente, os pacientes podem sim usufruir do implante, mas não de imediato. Essa pessoa terá que antes fazer uma cirurgia de enxerto ósseo e esperar um tempo para colocar o implante.

E quais são os requisitos para se colocar implante?

Não são todas as pessoas que estão aptas a colocar implante de imeditado, por isso é necessária de uma avaliação com um dentista para que a sua boca seja avaliada. Avaliar o espaço entre os dentes, abertura da boca, condições de saúde bucal e geral, entre outras coisas.

Também é solicitado alguns exames de imagem, como raio-x e tomografia para saber se o implante se encaixará em seu osso. Está interessado? Se você quer sorrir de novo sem se preocupar, mas não sabe como? Verifique essa possibilidade conosco!

A Happiness Odontologia possui um ambiente adequado e uma equipe de confiança com um profissional responsável e especialista em Implantodontia.

Agende uma avaliação

[contact-form-7 id=”194″ title=”Contato”]