Você sabia que muitas vezes a causa do mau hálito é um hábito bobo e que pode ser facilmente eliminado?

Porém, existem casos onde o mau hálito pode ser consequência de uma doença séria, que precisa ser devidamente investigada e tratada por um profissional de saúde.

Neste artigo, você confere os principais motivos que fazem com que você desenvolva o mau hálito, além de como resolver esse problema!

1. Problemas dentários

Muitas pessoas sabem que o alho e cebola, podem causar mal hálito, mas existem muitos outros alimentos gordurosos, açucarados ou muito ácidos que podem produzir mal hálito e irritar a flora gastro-intestinal.

Como resolver: Procure ter hábitos alimentares saudáveis, diminuir a ingestão gorduras, doces e refrigerantes. Para temperar saladas, use menos limão e vinagre

*Veja a matérias:

Alimentos Que Protegem Os Dentes (https://happiness.odo.br/alimentos-que-protegem-os-dentes/)

Alimentos Que Prejudicam A Saúde Dos Dentes (https://happiness.odo.br/alimentos-que-prejudicam-a-saude-dos-dentes/

2. Problemas dentários

Problemas como cáries, gengivite, placa bacteriana, periodontite, entre outros, podem ser motivos do mau hálito também! Isso acontece quando a proliferação de bactérias dentro da boca é muito grande e, assim desenvolve o mau hálito. 

Como resolver: Se você está suspeitando que possui algum desses problemas, marque uma consulta com um especialista para que o problema seja identificado e tratado da maneira correta. Mas não se esqueça: É necessário escovar muito bem os dentes três vezes ao dia e passar o fio dental diariamente, assim você evita o aparecimento de diversos problemas bucais.

3. Ficar sem comer por muitas horas seguidas

Quando ficamos muitas horas sem se alimentar, pode ocorrer o mau hálito também. Quando você fica muito tempo sem comer, as glândulas salivares produzem menos saliva, aumentando a quantidade de bactérias na boca e produzindo o mau hálito. Além disso, ficar horas sem comer também faz com que o organismo comece a produzir corpos cetônicos como fonte de energia através da degradação das células de gordura, proporcionando o mau hálito.

Como resolver: Lembre-se de se alimentar em intervalos menores, por exemplo de 3 em 3 horas e se hidratar bem durante o dia.

4. Sujeira na língua

Você sabia que a língua também acumula placa bacteriana? Poisé, muitas vezes o mau hálito é causado pelo acumulo de bactérias na língua, deixando a sua superfície esbranquiçada ou amarelada.

Como resolver: Observe a colocaração e a textura da língua em um espelho. Escove a língua todas as vezes que for escovar seus dentes. Para isso, você pode comprar um limpador de língua ou utilizar a própria escova, fazendo movimentos de trás para a frente.

5. Garganta inflamada ou sinusite

Infecções na garganta ou sinusite podem gerar mau hálito, pois existem muitas bactérias na região da boca e da cavidade nasal que acabam liberando o mau cheiro.

Como resolver: Uma ótima solução é realizar gargarejos com água morna e sal, pois eles ajudam a remover o pus da garganta, eliminando o mau hálito.

6. Utilização de dentaduras

As pessoas que utilizam dentaduras possuem mais chances de ter mau hálito, pois os pequenos espaços entre a placa e a gengiva podem permitir o acúmulo de restos de comida, liberando o mau cheiro.

Como resolver: É necessário escovar os dentes e toda região interna da boca, além de limpar muito bem a dentadura todos os dias antes de dormir. Existem soluções que o dentista poderá indicar para deixar a dentadura de molho durante toda a noite e eliminar as bactérias!

7. Problemas de saúde como diabetes, problemas renais, hepáticos e estômago 

As pessoas com problemas de saúde, como os acima citados, devem ter maiores cuidados e atenção redobrada com a saúde dentária, pois estão mais susceptíveis ao mal hálito, à doenças periodontais e cáries.  

Como resolver: é necessário o acompanhamento de sua saúde com o médico responsável, assim como realizar consultas preventivas com regularidade.