Planejamento Digital de Implante Dental com Cirurgia Guiada

"Um novo sorriso, mais rápido e sem traumas"

Você já tinha ouvido falar sobre Implante dental com cirurgia guiada?

Sim? Não?

Bom, para quem ainda não sabe nada sobre o assunto ou mesmo para quem já conhece um pouco, aqui vão algumas informações de como são feitos os procedimentos aqui na Happiness para os pacientes que precisam fazer o implante e querem resultados estéticos e altamente funcionais com poucas consultas. Vou falar um pouco sobre a fase de planejamento digital, confecção do guia, cirurgia de inserção dos implantes e confecção das próteses sobre-implantes.

O método é quase igual ao método convencional para inserção de implantes dentários, no entanto o modo de realização da cirurgia é menos invasivo. A técnica é inovadora e é realizada à partir de um planejamento digital antes do momento da cirurgia, o que possibilita que o local que irá receber os implantes possa ser estudado e planejado com precisão, reduzindo ao mínimo os cortes necessários durante o processo, assim como os incômodos que o pós operatório traz ao paciente. A cirurgia guiada é uma técnica que possibilita o implante com muito mais conforto e rapidez. Ou seja, os resultados funcionais e estéticos para os pacientes são mais previsíveis e satisfatórios, e para o profissional que guia a operação, o tempo cirúrgico é reduzido e maior previsibilidade na reabilitação.

Como funciona na prática?

A técnica é indicada para todos os casos, seja um único implante, como mais de um ou até implantes em toda uma arcada, seja na mandíbula ou maxila.

Para os casos parciais, de um único implante ou de múltiplos, o primeiro passo é fazer uma tomografia computadorizada do paciente e um escaneamento para gerar o modelo 3D. No software, conseguimos sobrepor as duas imagens obtendo informação da espessura de gengiva, anatomia do osso, detalhes anatômicos e a futura posição dos dentes. Fazemos a cirurgia virtual, operando inicialmente o paciente no computador, transportando o resultado final desse processo para a impressora 3D, que irá fabricar o guia cirúrgico. Com o uso de um kit cirúrgico específico e o guia 3D, conseguimos instalar os implantes na posição planejada, em campo fechado.

Para os casos de dentadura total, seja do arco superior ou do arco inferior, por exemplo, realizamos duas tomografias computadorizadas, uma do paciente com a prótese total e outra apenas da prótese total. Depois segue o mesmo processo de trabalho no software para se obter a futura posição dos implantes fazendo a cirurgia virtual, operando inicialmente o paciente no computador, transportando e fabricando o guia cirúrgico.

Com o resultado obtido, é confeccionado o guia cirúrgico, que direcionará durante a cirurgia o local exato para instalar o implante. Com o guia cirúrgica posicionado na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a perfuração, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado.

O Planejamento Digital de um Implante Dental com Cirurgia Guiada vem revolucionando as reabilitações dentárias, valendo-se do grande avanço tecnológico nos sistemas de aquisição de imagens, tanto tomografias como scanners intraorais, bem como a melhora contínua dos softwares de planejamento e das impressoras 3D.