Todo mundo sabe que a melhor receita para manter os dentes sempre brancos e saudáveis é escovar os dentes e passar fio dental sempre após as refeições. Mas o que nem todo mundo se dá conta, é que os alimentos que consumimos estão intimamente ligados com a nossa saúde bucal.
Além de fazer a correta higiene dos dentes todos os dias, pelo menos 3 vezes ao dia, para evitar o desenvolvimento de problemas dentários, como cáries, sensibilidade dentária ou inflamação das gengivas, é fundamental evitar o consumo de alimentos que são ricos em açúcar, e de alimentos ácidos, que podem levar ao desgaste do esmalte do dente, expor a dentina e abrir caminho para o surgimento da cárie.
Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que refrigerantes e doces fazem mal aos dentes. O que pouca gente sabe é que existem alguns alimentos aparentemente “inocentes”, mas podem ser prejudicais aos dentes. Então vamos ficar de olho nestes alimentos que podem prejudicar os dentes? (? ou 🙂
Bebida Alcóolica
Você pode não perceber, mas bebidas alcoólicas, como cervejas, vinhos, vodkas e whiskys são ruins para os dentes. A bebida alcoólica diminui a produção de saliva, que é responsável por ajudar a remover o resto de alimentos que ficam na boca. A mucosa de dentro da boca é muito delicada e a falta de saliva faz com que a boca fique seca, tornando-se um ambiente agradável para o desenvolvimento de bactérias e as chances de desenvolver cáries é maior.
Além disso, o consumo frequente de vinho tinto, por exemplo, também mancha os dentes devido aos seus pigmentos e corantes, o que danifica o aspeto dos dentes.
Café
Quem não gosta de um cafézinho? Seja feito no coador ou em máquinas de café expresso, o café é uma das bebidas mais populares no mundo. Mas é importante ficar atento, pois o café possui corantes naturais que podem ao longo do tempo e com o consumo excessivo, manchar nossos dentes. No entanto, podem ser consumidos de maneira moderada e de preferência com pouco ou nada de açúcar, já que esse sim é o grande vilão da saúde bucal e ajuda a formar as cáries.
Por isso, fica a dica: evite ao máximo adoçar o café e não exagere no consumo da bebida (para evitar o escurecimento dos dentes).
Doces
Alimentos e bebidas doces, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas, pois estes alimentos têm alto teor de açúcar, levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes e facilitando o aparecimento de cáries.
Opte sempre pelas balas ou chicletes sem açúcar quando tiver vontade! Mas os consuma com moderação.
Refrigerantes
Sucos artificiais, isotônicos e todos os refrigerantes (inclusive os dietéticos) são repletos de açúcares e ácidos! Ou seja, más notícias aos seus dentes! Refrigerantes possuem uma grande quantidade de açúcar e ácido. Esta combinação é perfeita para o surgimento da erosão ácida nos dentes, ou seja, seus dentes são literalmente corroídos.
Se você tiver sede e quer beber alguma outra coisa além de água, experimente as águas aromatizadas, elas tem um sabor refrescante e é mais inofensivo aos dentes. Basta acrescentar à água pura pedaços de frutas e verduras, como melancia, morango, laranja, hortelã ou pepino. Sucos naturais também são ótima sugestão, mas aproveite o próprio açúcar das frutas, sem acrescentar mais, ok?!
Frutas Secas e Castanhas
As frutas secas e castanhas são uma delícia, e muitas pessoas, para saciar a fome, fazem pequenos lanchinhos ao longo do dia, com pequenas porções apenas de frutas secas ou combinando com castanhas. No entanto, as frutas secas, como passas e damasco, são muito perigosas para a saúde bucal justamente pela alta concentração de açúcar e por serem mais pegajosas, se aderem facilmente à superfície dentária ou ficam presos entre a gengiva e o dente.
Então a dica é escovar os dentes logo após consumir este tipo de alimento e também não exagerar no consumo.